Notícia por Eduardo da Rosa Amaral em 12 de Setembro de 2022
Publicado por Rafael Leivas Bisi
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (02/09) o envio de um pacote de armamentos a Taiwan no valor de US$1,1 bilhão, com o propósito de investir nas defesas da ilha em meio às crescentes tensões com a China.
O anúncio de tal pacote ocorreu um mês após a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, visitar Taiwan, invocando a ira de Pequim. Em resposta, os chineses fizeram uma demonstração de força por meio de exercícios militares, que poderiam ser um teste para uma futura invasão à ilha.
O pacote é o maior já entregue a Taiwan pelo governo do presidente Joe Biden. Dentro do pacote está a manutenção e atualização do sistema de radar Raytheon, sendo assim possível alertar Taiwan de um ataque Chinês iminente. Também inclui 60 mísseis Harpoon, os quais podem rastrear e afundar navios se Pequim fizer uma invasão naval, e cem mísseis Sidewinder, um dos principais armamentos das forças armadas norte-americanas.
O governo chinês advertiu Washington com “medidas de represália” caso o pacote não seja cancelado e afirmou que tal ajuda militar “põe em grave perigo” as relações sino-americanas
De acordo com o porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Liu Pengyu, a China tomará “as contramedidas legítimas e necessárias à luz do desenrolar da situação”.
A Neve Sempre Cai por Cima Resenha por Isabela Cáceres Publicado por Heloisa Lazzarini Castelo…
Algo melhor do que suor e diversão? Notícia por Isabela Resende Rocha Publicado por Leon…
A corrida até o planeta vermelho é uma maratona? Notícia por Luíse Nogueira Publicado por…
O consumismo e suas faces: como elas moldam a sociedade contemporânea? Artigo de opinião por…
Apesar da crise nas federais, UnB avança com inclusão e tecnologia Notícia por Thiago Boratto…
A polêmica lei anti-Oruam Artigo de opinião por Beatriz Gonçalves Publicado por Leonardo Dantas Lei…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos