Nos últimos dias, a internet se encheu de memes, petições e de muitas fake news, por causa de um anúncio feito pelo Banco Central brasileiro: o lançamento da cédula de 200 reais. Seu lançamento deverá ocorrer no final de agosto, e terá como estampa do verso o lobo-guará.
Essa notícia fez com que muitos brasileiros ficassem temerários pela possibilidade da volta da hiperinflação. Não obstante, alguns economistas garantem que isso não ocorrerá, pois, atualmente, a inflação no Brasil, está controlada, e alguns estudiosos ainda apontam que poderá ocorrer deflação.
Isso se deve ao período pelo qual já estávamos atravessando, onde a economia brasileira encontrava-se estagnada, e com a COVID-19, houve um agravo na situação, pois, elevou-se ainda mais a taxa de desempregos. Com isso, ocorreu entesouramento, ou seja, as pessoas começaram a guardar dinheiro ou a gastar cada vez menos.
Outros brasileiros acreditaram que a nova cédula poderia significar a desvalorização do real, entretanto, economistas afirmam que isso também não ocorrerá, mas explicaram que cédulas maiores podem facilitar a lavagem de dinheiro e crimes de corrupção, uma vez que cédulas de maior valor circulando são mais difíceis de serem rastreadas.
Um ponto a ser discutido é o porquê do Brasil ter tomado a decisão de lançar essa cédula no presente momento, já que vivemos em uma era altamente digital, onde a maior parte das transações bancárias ocorrem por meios virtuais.
Algo melhor do que suor e diversão? Notícia por Isabela Resende Rocha Publicado por Leon…
A corrida até o planeta vermelho é uma maratona? Notícia por Luíse Nogueira Publicado por…
O consumismo e suas faces: como elas moldam a sociedade contemporânea? Artigo de opinião por…
Apesar da crise nas federais, UnB avança com inclusão e tecnologia Notícia por Thiago Boratto…
A polêmica lei anti-Oruam Artigo de opinião por Beatriz Gonçalves Publicado por Leonardo Dantas Lei…
0 papel da educação ambiental em uma sociedade sustentável Dissertação por Emanoelle Vitória Publicado por…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos