Único Educacional

O medo do fracasso

O medo do fracasso

Artigo de Opinião por Mariana Mota


Publicado por Luana Crespo

Fracasso em um teste

No livro Água Viva, escrito em 1988, Clarice Lispector escreve:. “Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido.” O medo de tentar e se entregar a algo têm raízes no fracasso. O medo do mesmo pode ter várias outras origens, e pode surgir em resposta a outras situações específicas, tendo como exemplo a ansiedade, depressão e até mesmo o perfeccionismo.

Quem nunca se comparou a pessoas próximas de forma totalmente irreal, pensando o quanto aquele alguém está sempre sendo o “sempre”? Sempre viajando, comemorando, sempre felizes, sempre e a todo momento…Com isso, a culpa dentro do outro individuo aumenta por sempre estar no estado do “nunca”. É desse pensamento que vem o medo. ”Será que eu nunca vou passar no vestibular? Será que eu nunca vou ser reconhecido? Será que um dia eu vou ser bom no que faço? Será que eu nunca vou ser bom o suficiente?”

A origem do medo do fracasso é tão cultural quanto psíquica. O grande erro dos gurus aproveitadores da Psicologia Positiva é fazer as pessoas acreditarem que isolar “fatores negativos” da vida as fará “felizes para sempre”. É um raciocínio tão rudimentar quanto o deturpado padrão social que o gerou e o sustenta. Se a coisa te faz bem, é positiva. Se te faz mal, é negativa. Então, se você se dá mal na prova de matemática, fracassou e ,para muitos,fracasso é ruim/negativo. Mas um fato importante a se ressaltar aqui é: fracasso não é o oposto de sucesso. Fracasso é não ter conseguido atingir um certo objetivo por causa de uma série de fatores. Essa disputa interna entre corpo e mente, apesar de ser comum atualmente por causa do aumento do uso das mídias sociais, que trazem conteúdos praticamente ilimitados a cada segundo, é totalmente irreal, injusta e desnecessária. Essa dança de argumentos com você mesmo nunca vai acabar, não importa o quão bom você seja nas coisas que você faça, justamente por um fator muito importante: Você não é perfeito. Ninguém é perfeito. Esse estado perfeito não existe, é impossível existir. Apesar de um pouco pessimista, mas ao mesmo tempo realista, o fato é que sempre pode ter alguém melhor que você em algo ou algumas coisas, e mesmo que esse alguém seja melhor, ele ainda continua sendo imperfeito.

Em suma, o fracasso é frequente e vai continuar ocorrendo. O mesmo deve ser encarado não como algo horrendo e inaceitável, mas sim um fato comum de ocorrer na vida de todos os seres humanos. Assim como eu li uma vez em uma frase de parachoque: “Quem me dera ouvir de alguém a voz humanaQue confessasse não um pecado, mas uma infâmia.”

Gostou? Compartilhe!
Share
Published by

Recent Posts

  • Contos e Crônicas

Patuá

Patuá Crônica por Lorena Durans Publicado por Giovanna Bernardes “Te amar foi legal demais e…

1 dia ago
  • Resenha

“Next to Normal”, musical que de normal passou longe (do melhor jeito possível)

 “Next to Normal”, musical que de normal passou longe (do melhor jeito possível) Resenha por…

5 dias ago
  • Artigo de opinião

O Futuro Está no Grão: Biotecnologia e o Novo Campo

O Futuro Está no Grão: Biotecnologia e o Novo Campo Artigo por Maria Clara Machado…

5 dias ago
  • Único Educacional

Você que está por fora, fique por dentro!

Você que está por fora, fique por dentro! Notícia por Isabela Resende Rocha Publicado por…

1 semana ago
  • Dissertação argumentativa

Uso excessivo das redes e seu impacto na vida dos jovens

Uso excessivo das redes e seu impacto na vida dos jovens Dissertação argumentativa por Emanoelle…

2 semanas ago
  • Único Educacional

Pé-de-Meia como instrumento de equidade para inclusão e qualificação da juventude

Pé-de-Meia como instrumento de equidade para inclusão e qualificação da juventuderativo Notícia por Rafael Braga…

2 semanas ago

Utilizamos cookies

Entenda como utilizamos