Pé-de-Meia como instrumento de equidade para inclusão e qualificação da juventude
rativo
Notícia por Rafael Braga
Publicado por Leonardo Dantas
Em novembro de 2023, a Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente à Caixa Econômica Federal, lançou o programa Pé-de-Meia. O objetivo é motivar estudantes de baixa renda a concluir os três anos do Ensino Médio, de modo a qualificar e a facilitar o ingresso desses jovens no mercado de trabalho, após a conclusão escolar, por meio de um incentivo financeiro mensal.
Chegando a até R$9.200 após o final de todo o período, o programa busca promover a mobilidade social e mais oportunidades, reduzindo a estagnação econômica das famílias mais desfavorecidas e vulneráveis. É uma excelente alternativa estatal para combater a evasão escolar do Ensino Médio, que é vista, principalmente, em escolas públicas, uma vez que os jovens abandonam a instrução para buscar um emprego que auxilie o sustento familiar, por exemplo.
O alívio financeiro, mesmo nos estágios iniciais, fomenta a relação entre o estudo e a geração de renda. Da mesma forma, outros modelos latinos com vieses parecidos, como o Progresa, no México, e o Familias en Acción, na Colômbia, além do programa brasileiro Bolsa Família, mostraram resultados econômicos e uma aprovação popular muito positiva, apesar de não terem como foco o Ensino Médio.
Dessa forma, com o Pé-de-Meia, o Governo Federal, motiva a inclusão desses jovens no mercado de trabalho e o maior contato com a cultura de poupanças, além de fortalecer os laços entre as políticas sociais e educacionais. Mesmo que ainda seja importante acompanhar o desenvolvimento do programa, essa é uma etapa essencial para combater a desigualdade estrutural no Brasil.