Notícia por Maria Clara Moura Peres
Revisado por Isadora Alcântara Lopes
Publicado por Emanuelle Ponte
Enquanto os gabinetes da diplomacia internacional discutem o xadrez do poder global em salas refrigeradas, existem geografias onde o mapa é desenhado com fome, sangue e tecidos pesados que tentam apagar a existência humana. É impossível olhar para o Afeganistão de hoje e para a Somália sem que a música Pearls, da Sade, ecoe como um soco no estômago, lembrando que, por trás de qualquer estatística fria de conflito, existe uma mulher escolhendo sobreviver a um inferno que ela não escolheu.
No Afeganistão, o retorno do regime Talibã transformou o espaço público em uma terra proibida, em que a burca deixou de ser uma escolha cultural para se tornar o uniforme de uma prisão a céu aberto. Sob aquele tecido denso, o que acontece é um apagamento cirúrgico e sistemático: mulheres foram expulsas das universidades, banidas do mercado de trabalho, proibidas de ocupar praças e silenciadas até no direito mais básico de ter voz própria. A soberania de um Estado não pode servir de álibi para um apartheid de gênero institucionalizado, e a burca, nesse cenário, é a fronteira física de um sistema que quer transformar pessoas vivas em sombras mudas.
Do outro lado do mapa, na Somália, a violência não veste o manto de uma lei teocrática explícita, mas a crueldade da miséria extrema, de um Estado que ruiu e das mudanças climáticas que castigam a terra sem piedade. É exatamente aí que a letra de Sade nos atinge, trazendo a imagem de mulheres caminhando sob um sol implacável para catar grãos mínimos de sobrevivência. Não há um tecido escuro cobrindo o rosto da mesma forma que em Cabul, mas há o véu invisível da fome e da negligência do mundo, que escolhe virar o rosto para uma crise humanitária crônica.
No fim das contas, a burca imposta no Afeganistão e a escassez sufocante na Somália são faces de um mesmo espelho que reflete a indiferença global. São realidades distantes que se cruzam na resistência feroz de corpos femininos que se recusam a sumir, mesmo quando o mundo inteiro parece apostar no silêncio dela
O fanatismo feminino na mídia como sinônimo de repercussão cultural e social Reportagem por Eduarda…
Rap: Entre a cultura e a denúncia social Notícia por Ana Luisa Rosa Revisado por…
Um novo “S” em Sudão do Sul: Surpresa! Entrevista por Maria Luíza Quintela Revisado por…
O devir Crônica reflexiva por Micaella Martins Revisado por Helena xavier Publicado por Mariana Mota…
Artigo de opinião por (Clara Carneiro) Revisado por (Eduarda Guedes) Publicado por (Pedro Henrique Barreto)…
“Eu vejo o futuro repetir o passado”- já dizia Cazuza Artigo de opinião por Luma…
Utilizamos cookies
Entenda como utilizamos